Renovar é viver!
Uma das qualidades mais fascinantes do ser humano é a capacidade de estar constantemente se renovando. E não estou falando só de eventos de força maior que nos obrigam a criar um “novo normal”. Seja na cultura, na arquitetura ou na tecnologia, somos movidos pela vontade de mudar e de nos reinventar, e essa inquietude nos leva a conquistas e inovações surpreendentes.
Na edição que você tem em mãos, buscamos celebrar essa virtude humana. Em Uma Semana de 100 anos, mostramos como a insatisfação de um grupo de cinco paulistanos com a mesmice artística de um Brasil ainda jovem impulsionou o início do Modernismo por aqui. No ano em que se comemora o centenário da Semana de 22, conhecer a história do evento ajuda a compreender sua importância para a construção da identidade do nosso país — que, apesar dos percalços, segue cantando e encantando com sua cultura tão particular. É o que você verá na reportagem sobre música popular brasileira, em que traçamos um panorama do gênero e apontamos como ela se mantém sempre nova. Aproveite o embalo da playlist criada especialmente para você e se aventure na arte da coquetelaria. Mais antiga que o ofício dos alquimistas, a arte de misturar diferentes bebidas para degustar um novo sabor tem mais de 3 mil anos e nunca deixa de surpreender. Além de apresentar as curiosíssimas histórias por trás de coquetéis clássicos e suas receitas, trouxemos releituras e sugestões autorais novinhas em folha. Cheers!
Edição 33 – janeiro 2022
Clique para ver A Revista Riviera circula nos principais pontos comerciais da Riviera. Se preferir, pegue seu exemplar no Pavilhão de Vendas do SIV – Sistema Integrado de Vendas, no Largo dos Coqueiros. Para receber em casa a revista mande um email para marketing@sobloco.com.br
Agora que você tem um coquetel em mãos, que tal embarcar em uma viagem para outro planeta? Parece ficção científica, mas a exploração espacial está cada vez mais próxima. Em A última fronteira, detalhamos como foram as primeiras viagens comerciais para o espaço e os efeitos disso tudo aqui na Terra. Afinal, não é só porque ainda não podemos ir a Marte que não podemos começar a usar todas as invenções que um dia nos levarão até lá, certo? Mas se o seu negócio é visitar outro mundo sem sair do nosso planeta azul, sugiro a leitura de Aventura em Outro Mundo, sobre mergulho recreativo. Bem menos arriscado que uma espaçonave, o mergulho permite a imersão em um universo único de belezas da natureza.
Para quem quer trazer um pouco das belezas naturais para dentro de casa, uma dica é apostar no bambu. Muito usada em construções nos países asiáticos, a gramínea tem ganhado novo status e já há quem a considere o Aço Verde da Arquitetura. Mas esqueça visuais rústicos. Graças à tecnologia e à criatividade, o uso do bambu se renovou para unir modernidade à sustentabilidade. Esta, aliás, é a palavra de ordem em diversas capitais, que vêm se reinventando para se adaptar a uma realidade que pede menos carros movidos a fontes não renováveis e mais mobilidade sustentável. E o que pode ser mais eco-friendly do que usarmos nossos próprios pés para nos locomover? Explicamos essa tendência em Cidades que Caminham.
Como bem cantou Elis Regina em Velha Roupa Colorida: “você não sente, não vê, mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo, que uma nova mudança em breve vai acontecer. O que há algum tempo era novo, jovem, hoje é antigo. E precisamos todos rejuvenescer.” Então aumente o som, faça outro drinque e se inspire nesta edição para continuar se renovando.
Boa leitura e um feliz ano novo!
Beatriz Almeida
beatriz@sobloco.com.br