A nova edição da Revista da Riviera está circulando na Riviera. Pegue seu exemplar nos principais pontos comerciais.
Caso queira receber a revista pelo correio, cadastre-se aqui.
E a pandemia chegou…
De repente, paramos. Um silêncio ensurdecedor tomou conta das ruas, dos comércios, das casas e das vidas de todos, no mundo inteiro. Observamos atônitos uma inesperada ruptura de tudo o que conhecíamos como o nosso jeito de viver. O normal deixou de existir e velhos hábitos foram substituídos por uma rápida adaptação à rígidas medidas de proteção contra um novo e desconhecido vírus, que colocou em standby o melhor das nossas vidas. Sem poder estar com familiares e amigos, viajar, participar de eventos, ir a restaurantes, pegar um cineminha, ou mesmo dar continuidade em nossos projetos mais queridos, começamos a passar todo o tempo dentro de casa, transformando nossas mesas de jantar em escritórios ou salas de aula.
Mas, tudo na vida tem o seu contrário. Assim, o invisível saltou aos olhos e muitas pessoas começaram a enxergar na pandemia o momento certo para melhorar a qualidade de suas vidas. A matéria que ilustra a nossa capa, Aqui é o meu lugar, conta justamente a história de pessoas que, na mesma rapidez com a qual o vírus se disseminava, encontraram na Riviera de São Lourenço um destino seguro e acolhedor, onde é possível criar raízes e, enfim, fugir da loucura das grandes cidades para sempre, sem perder as facilidades que elas oferecem.
Houve ainda quem encontrou sua motivação na cozinha, o que levou muitos a fazerem em casa “O pão nosso de cada dia”. Diante do forno e da magia natural dos alimentos, pessoas começaram a cultivar valores essenciais para a vida – principalmente em tempos pandêmicos! –, ou seja, a humildade e a paciência. Talvez isso explique porque a tradição milenar da panificação persiste e alimenta as pessoas até os dias de hoje.
Aliás, o que jamais sai de moda é o compromisso social que, durante a crise da saúde, revelou ser um dos maiores ativos da Riviera. A força da solidariedade, que sempre fundamentou a promoção de ações e eventos que edificam, contribuem e colaboram com a comunidade local, foi potencializada com a imediata adesão e colaboração de pessoas e empresas diante da emergência trazida pela Covid-19. O grande legado que ficou dessa experiência é que cada gesto conta!
O futuro que se desenha ainda é incerto, mas o lápis está em nossas mãos. Podemos encontrar inspiração na determinação de Notáveis Mulheres, que sempre estiveram à frente do seu tempo e de alguma forma mudaram o rumo da história; na capacidade humana de observar e aprender com a natureza, que ao longo do tempo permitiu criar edificações com aproveitamento da luz natural surpreendentes; ou mesmo nas evoluções tecnológicas mais avançadas, como a que constrói casas inteiras utilizando o sistema de impressão 3D, de forma rápida e muito mais econômica. O mundo precisa que, a partir de agora, nós sejamos a melhor versão de nós mesmos. Abençoado seja 2021!
Boa leitura.