O tempo da Quaresma é o período de 40 dias de preparação para a Páscoa que vai desde a Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Ramos. Para os cristãos, trata-se de um tempo de penitência, oração e conversão. E para aqueles que apreciam árvores e flores, quando se fala em Quaresma, o que vem à mente é a imagem da quaresmeira.

Trata-se de uma árvore ornamental exuberante, nativa da Mata Atlântica, que floresce duas vezes por ano. De janeiro a março, mês em que coincide com a Quaresma, e daí vem seu nome, e de junho até agosto. Seus frutos, que não são comestíveis, amadurecem de abril até maio e de junho a agosto.

O Setor de Meio Ambiente da Associação dos Amigos da Riviera monitora o crescimento das mudas de árvores floríferas, recentemente plantadas em calçadas das principais avenidas da Riviera, especialmente as quaresmeiras, Tibouchina granulosa, que se destacam  nessa época do ano nas áreas verdes preservadas e calçadas. Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar também praças, parques e jardins em geral.

Outras Notícias

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
Email
Pular para o conteúdo