A temporada de verão e o lixo
No verão, a Riviera, assim como todas as cidades litorâneas, vê sua população aumentar muito. São milhares de turistas que vêm curtir suas férias e aproveitar tudo de bom que o bairro oferece.
Esse aumento de frequência, acarreta uma maior geração de lixo. São toneladas de resíduos gerados diariamente que devem ser coletados e destinados corretamente. Um trabalho que, muitas vezes, passa desapercebido da maioria das pessoas.
Todo dia, a partir das 7hs da manhã, 4 tratores da Associação dos Amigos entram na praia para fazer a coleta do dia anterior. Ao mesmo tempo, outros 2 caminhões partem para recolher o lixo reciclável dos prédios e um caminhão para a coleta de recicláveis dos estabelecimentos comerciais e dos postos de entrega voluntária – PEVs.
Ao longo do dia, funcionários da Associação coletam os resíduos das lixeiras da praia e das avenidas, separando os recicláveis do lixo comum. A tarde, caminhões e tratores voltam à praia para nova coleta.
No final da tarde, outra pick-up da Associação percorre os trailers de praia para recolher o óleo usado pelos mesmos, que deixam de ser descartados indevidamente.
Durante a temporada são encaminhados para a Central de Triagem da Riviera cerca de 12 cargas de caminhões por dia, o que equivale a 150 m3 de resíduos/dia.
Todos os resíduos recicláveis coletados são encaminhados para a Central de Triagem da Riviera, onde é feita a separação por tipos, prensagem, armazenagem e encaminhamento para industrias recicladoras ou destinos autorizados.
Em janeiro 2022 foram coletados, triados e encaminhados 77 toneladas de resíduos:
957k de alumínio
1.028kg de sucata de ferro
28.240 kg de papel e papelão
7.385 kg de plástico
39.420kg de vidro
365 dias por ano
Mas o trabalho de coleta e gestão dos resíduos acontece ininterruptamente durante os 12 meses do ano na Riviera. Balanço feito pela Associação dos amigos revela que em 2021 foram recolhidas e encaminhadas para a Central de Triagem do bairro, 565 toneladas de materiais recicláveis como plásticos, papeis, vidros, alumínio e ferro, assim pesados:
210,9 ton de papel
82,9 ton de plastico
26,1 ton de ferro
227 ton de vidro
7.4 ton de aluminio
Resíduos perigosos também são administrados pela Associação. No ano passado foram recolhidos 1.880 unidades de pilhas e baterias, 9.000 lâmpadas fluorescentes, 375 m3 de madeira reciclatec e 21.812 m3 de podas de árvores que seguiram para compostagem. Além desses materiais, a Associação também coleta e destina corretamente sobras de tintas, cartuchos de impressora, óleo lubrificante usado, toalhas com resíduos e outros. Cada categoria de material é devidamente armazenada para posterior encaminhamento.
Também o ano todo a Associação coleta o óleo vegetal de cozinha usado pelos ambulantes de praia evitando o descarte incorreto. Em 2021 foram coletados nada menos do que 1,5 mil litros de óleo vegetal. Após a coleta, o óleo é acondicionado e destinado à empresa de beneficiamento, para a fabricação de produtos como sabão e até biodiesel. Também o óleo lubrificante usado é recolhido e enviado para reprocessamento, em 2021 foram encaminhados 1980 litros
Através de uma gestão eficiente e profissional, a Associação dos Amigos procura garantir à Riviera um ambiente saudável e equilibrado, beneficiando o meio ambiente e a população.
Criado em 1983 pela Sobloco Construtora e operado pela Associação dos Amigos da Riviera, o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera é um dos maiores programas privados do país e considerado uma das melhores experiências no setor.